21/05/2021 / 0 comentários

Cremes dentais clareadores: como funcionam?

Cremes dentais clareadores: como funcionam?

Os cremes dentais clareadores são produtos facilmente encontrados e que prometem clarear os dentes de forma fácil e econômica. Mas, como eles realmente funcionam?

 

As composições mais frequentes encontradas na formulação dos cremes dentais clareadores são os agentes abrasivos e os peróxidos. Eles agem removendo manchas superficiais dos dentes, como pigmentos depositados pela ingestão de café, nicotina e alimentos com corantes, por meio de suas partículas abrasivas. No entanto, sua ação é diferente de um clareamento realizado por um cirurgião-dentista. Ou seja, eles não são capazes de clarear efetivamente os dentes. Essa limitação acontece porque os agentes abrasivos não conseguem atuar no interior dos dentes, apenas na superfície. Já os peróxidos, apresentam um ótimo efeito clareador. Contudo, por estarem presentes em concentrações muito baixas nos cremes dentais clareadores, não oferecem uma mudança significativa na cor dos dentes. Além disso, alguns cremes dentais podem apresentar uma quantidade excessiva de partículas abrasivas em sua composição, podendo ocasionar  danos aos tecidos e sensibilidade dentária. 

 

Portanto, embora possam auxiliar na uniformidade da cor dos dentes através da remoção de manchas superficiais, no momento de selecionar o creme dental ideal para o seu caso, é recomendável pedir conselhos profissionais. E, para manter os dentes livres de manchas por mais tempo, também podemos adotar hábitos que irão contribuir nesse sentido. São eles:

 

  • Evite alimentos muito pigmentados que possam manchar os dentes, como por exemplo: café, chá, refrigerante e vinho tinto.
  • Evite o uso do cigarro, pois ele possui componentes que podem provocar o manchamento dos dentes.
  • Mantenha uma boa higiene bucal: a higienização correta ajuda a eliminar resíduos alimentares e a placa bacteriana, além de atuar na prevenção de manchas.
  • Faça visitas regulares ao seu cirurgião-dentista, ao menos uma vez a cada seis meses. Nelas, é feito o controle da sua saúde bucal e também a limpeza de consultório, que ajuda a manter os dentes livres de manchas. 

 

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira a matéria disponibilizada em: https://www.jornale.com.br/post/2018/07/24/os-perigos-da-utiliza%C3%A7%C3%A3o-de-carv%C3%A3o-ativado-no-clareamento-dos-dentes

 

21/05/2021 / 0 comentários

Saiba a importância e como manter a saúde bucal em dia

Saiba a importância e como manter a saúde bucal em dia

A higienização adequada é uma das medidas mais importantes para a manutenção da saúde bucal. Com ela, seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares, a gengiva não sangra nem dói e o mau hálito deixa de ser um problema permanente.

Saiba +
03 dicas de como escolher a escova de dentes ideal

03 dicas de como escolher a escova de dentes ideal

Você percebeu que está na hora de adquirir uma nova escova de dentes, mas ao chegar ao supermercado se depara com tantas opções que fica difícil selecionar a mais adequada?  

Saiba +

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: atendimento@ki.odo.br